7 Dicas para Organizar uma Festa Infantil na Escola

0

7 Dicas para organizar uma festa infantil na escola
7 Dicas para organizar uma festa infantil na escola
Você já fez uma festa na escola? As festinhas nas escolas sempre foram um momento muito aguardado pelas crianças. Antigamente eram muito mais simples, apenas bolo e velas, porém hoje, as festas na escola são mais elaboradas, muitas escolas permitem que os pais tragam decoração, lembrancinhas e até convidados. Um dos motivos mais comuns para fazer a festa na escola é a economia, pois sabemos que para fazer uma festa fora é necessário alugar um salão(se não for possível fazer em casa) e que a lista de convidados dificilmente fica nos 20 convidados. Preparei para você hoje 7 dicas para organizar uma festa infantil na escola!
A festa na escola é sempre um sucesso, afinal é o local onde as crianças estão com todos seus colegas, o que torna muito divertido!

Vamos conferir as 7 dicas para organizar uma festa infantil na escola?

Dica 1 - 7 Dicas para organizar uma festa infantil na escola
Dica 1 – 7 Dicas para organizar uma festa infantil na escola
1 – Informe-se sobre as regras da escola:
Antes de pensar em fazer a festa na escola é importante conversar com a professora e diretora e se informar sobre todas as regras para que seja realizada. As principais informações que você deverá saber são:
  • Tempo que pode durar a festa: Muitas escolas tem um tempo e dia estipulado para realizar a festa, principalmente se o seu filho estiver nos anos inicias, é sempre muito importante se informar sobre esses horários. Se for um dia especifico do mês para todos os aniversariantes, se informe se mais algum colega ira fazer aniversário nessa data.
  • Convite: Peça a professora se é permitido entregar convite para a festa(mesmo ela sendo dentro da escola). Essa opção é muito interessante, pois os pais saberão que naquele dia terá uma programação especial na escola.
  • Atividades: Caso você tenha um tempo livre na festa, peça a professora se é possível realizar brincadeiras com as crianças, vale pedir sugestão do que fazer com eles.
  • Comida: Veja quais são os alimentos e bebidas que a escola permite levar.
  • Decoração: Veja o local que será realizado a festa e peça para diretora ou professora se você pode decorar, deixe claro o que você tem em mente.
  • Lembrancinhas: Algumas escolas não permitem guloseimas como lembrancinhas, pergunte o que é permitido antes de preparar a lembrancinha da festa.

Dica 2 - 7 Dicas para organizar uma festa infantil na escola
Dica 2 – 7 Dicas para organizar uma festa infantil na escola
2 – Faça comidas simples:
Criança é assim mesmo, não gosta de coisas que não conhece e nem sempre estão dispostas a experimentar, use e abuse de comidas simples como gelatina. Se for levar um bolo, de preferência para nega maluca ou bolo de chocolate, bolos com glacê normalmente não agradam tanto as crianças como um bolo simples e delicioso. Caso queira fazer um bolo mais encorpado com recheio, leve um bolo simples para aqueles que não gostarem…
7 Dicas para Organizar uma Festa Infantil na Escola 11
Vale a pena lembrar que é essencial se informar com a professora se tem na sala alguma criança com intolerância a algum tipo de alimento. Se isso acontecer, leve uma opção para que esse convidado não se sinta excluído.
Se você é prendada e vai fazer os doces, bolos e afins em casa, vale a pena lembrar de olhar  a validade de todos os ingredientes, lembre-se que serão várias crianças que iram comer e é essencial prezar pela sua segurança.
7 Dicas para Organizar uma Festa Infantil na Escola 24
Evite levar refrigerante, mesmo que a escola permita, provavelmente terá alguma criança que jamais experimentou, muitas Mães estão educando seus filhos para viver sem o refrigerante e temos que respeitar a decisão de todos. Prefira sucos naturais ou de polpa. Caso ache essencial levar o refrigerante converse com a professora sobre o assunto.
7 Dicas para Organizar uma Festa Infantil na Escola 18
Use e abuse das marmitinhas: Uma dica muito legal dada por nossas leitoras são as marmitinhas, aquelas de plástico que abre e fecha, peça a direitora ou professora a quantidade que cada criança come, e faça marmitinhas, assim evita o agito na hora de servir e o que sobrar a criança pode levar para casa.
7 Dicas para Organizar uma Festa Infantil na Escola 17

Dica 3 - 7 Dicas para organizar uma festa infantil na escola
Dica 3 – 7 Dicas para organizar uma festa infantil na escola
3 – Atividades
Esse tópico vai depender de quanto tempo você tem na escola, faça brincadeiras simples, e veja se as crianças da faixa etária do seu filho(a) vão entender a brincadeira, algumas ideias legais:
Bolinha de Sabão: Leve um potinho de bolinha de sabão para cada criança e vá na área externa brincar com eles. Para os pequenos, vale explicar como assoprar para que saia a bolinha, as crianças de todas as idades amam essa ideia.
7 Dicas para Organizar uma Festa Infantil na Escola 28
Passa anel: Uma criança se esconde em algum lugar enquanto a outra passa o anel pelos amigos, esse aluno escolhe um colega para cuidar do anel, o amigo que está escondido tem que adivinhar aonde está o anel. Quem estava escondido passa o anel na próxima rodada e quem estava com o anel se esconde.
Ovo Choco ou Pato Cinza: As duas brincadeiras são feitas em roda, no ovo choco você vai precisar de uma bola, enquanto os amigos estão sentado em roda um aluno está em pé andando em volta da mesma. Os colegas devem cantar: Ovo choco corococó, lencinho na mão, caiu no chão, moça bonita do meu coração, posso bota? PODE! Ninguém vai olhar? NÃO! Então feche os olhos e abra mão.
O aluno que está em pé coloca a bola em um colega sentado, e o mesmo tem que tentar pega-lo antes de que ele sente no seu lugar.
Pato Cinza, é muito parecido, as crianças devem ficar em roda e um aluno em pé, enquanto ele passa pelo alunos, ele bate na cabeça e fala Pato, quando ele bater na cabeça de alguém e falar Pato Cinza a criança tem que tentar pega-lo antes que ele sente no seu lugar.
Estátua: Essa brincadeira é clássica, leve um som ou converse com a professora para ver se ela tem um, escolha músicas de criança, evite escolher músicas de adultos, que podem conter palavreado inadequado para os alunos. Coloque a música para tocar e quando pausar grite estátua, faça cocegas nos alunos para ver quem ira rir.
Dança da cadeira, morto,vivo, careca, cabeludo, essas brincadeiras são clássicas e nunca saem de moda, as crianças amam e vão adorar brincar!
Quiz de perguntas: Divida a sala em duas equipes e traga brindes para todos, faça perguntas simples, se forem pequenos pode ser que cor é essa por exemplo.
Elefante colorido: Você fala: Elefante colorido. As crianças: Que cor?? Você ira dizer a cor e as crianças devem procurar algo que tenha essa cor para tocar.
Livrinho de atividades e colorir: Outra ideia muito legal é fazer livrinhos de atividades ou de colorir para as crianças, eles adoram e poderão colorir na escola… No blog temos diversos livrinho, clique aqui e confira!

Dica 4 - 7 Dicas para organizar uma festa infantil na escola
4 – Lembrancinhas
Não esqueça de ler a dica 1, aonde falamos para perguntar o que é permitido de lembrancinha para as crianças, caso não seja permitido guloseimas, opte por brinquedos como bolinha de sabão, ioio, pião, carrinhos, anel de plástico para as meninas, etc.
7 Dicas para Organizar uma Festa Infantil na Escola 31
Se for permitido guloseimas, você pode escolher e fazer o que desejar, no blog temos caixinhas, labela para saquinho de balas, tudo de diversos temas, que você pode escolher e usar na festa!

Dica 5 - 7 Dicas para organizar uma festa infantil na escola
Dica 5 – 7 Dicas para organizar uma festa infantil na escola
5 – Decoração
Esse é outro tema polêmico em festa nas escolas, muitas escolas permitem fazer a decoração da mesa e outras não, a dica que tenho é, se for permitido, use a criatividade para decorar gastando pouco, use a abuse de rosetas de papel(clique e aprenda!), pompom de papel, outra ideia super legal que pode ser feita em casa é arco de balão. Muitas Mamães deram a ideia de usar toalha e lençóis do personagem para compor o painel atrás da mesa. Vale usar a criatividade e arrasar.
7 Dicas para Organizar uma Festa Infantil na Escola 8

Dica 6 - 7 Dicas para Organizar uma Festa Infantil na Escola
Dica 6 – 7 Dicas para Organizar uma Festa Infantil na Escola
6 – Convidados
Eu sei que sempre queremos que as pessoas especiais como avó e avô, dindo e dinda estejam presentes nesse momento tão especial não é mesmo? Converse com a escola e veja quantas pessoas você pode levar, porém tenha bom senso, crianças costumam a estranhar e se agitar com pessoas estranhas na escola. Evite levar muitos convidados, dê preferencia para fazer um bolo em casa para seus parentes.

Dica 7 - 7 Dicas para Organizar uma Festa Infantil na Escola
Dica 7 – 7 Dicas para Organizar uma Festa Infantil na Escola
7-  Fotos
Bata muuuitas fotos na festa, esse momento é único e merece ser guardado com todo o carinho amor, recordar é viver não é mesmo. Mas evite colocar fotos da festa no Facebook ou outras redes sociais. Hoje é muito perigoso expor os nossos filhos nas redes sociais, imagine os filhos dos outros. Se você não conhece o pai do amiguinho do seu filho e não sabe se ele deixa você colocar as fotos nas redes sociais, não coloque. Dê preferência para imprimir as fotos e fazer um lindo álbum. 
Gostou das dicas? Você já fez uma festa na escola, quer acrescentar algo? Quais foram as maiores alegrias e dificuldades? Conte pra gente! Deixe nos comentários a sua opinião!
Para inspirar a fazer uma linda festa na escola, veja as fotos abaixo, tiradas do Pinterest, Casa com Amor e de nossas queridas leitoras, inspire-se:
Gostou? Compartilhe com os amigos! E não se esqueça no blog temos mais de 800 kits gratuitos e prontos para VOCÊ imprimir em casa e arrasar na festa, clique e baixe o seu!

Sócia fundadora, professora, apaixonada pela alegria mágica e contagiante do sorriso de uma criança.

Comente Muito! Adoro comentários!

Copyright ©‎ Fazendo a Nossa Festa.