22 Dicas para não errar na festa do seu filho ou filha

Por Aline Gasda -
- 2 Comentários - 13 min. leitura Dicas
22 Dicas para não errar na festa do seu filho
22 Dicas para não errar na festa do seu filho

Hoje trago uma postagem cheia de dicas para você não ter incômodos na sua festa. São 22 Dicas para não errar na festa do seu filho. Dicas para antes da festa, para a preparação da festa e durante a festa. Dicas imperdíveis para quem está preparando a festa e quer evitar alguns problemas que possam ocorrer. Essa postagem foi construída com a ajuda de leitores, festeiras e profissionais do ramo, espero poder ajudar a todas a ter uma festa melhor!

22 Dicas para não errar na festa do seu filho

1 – O tema que eu quero!

A escolha do tema é um dos primeiros passos na festa, é sempre uma escolha difícil, e muitas vezes é decidida exclusivamente pela Mãe, o que é errado! Se seu filho já tem consciência dos gostos dele, escolha junto com ele o tema, e se já for grandinho, deixe-o participar dos preparativos. Não se sinta mal se ele decidir trocar de tema, porém incentive ele a manter uma decisão.

Pequenas Princesas
Pequenas Princesas
Publicidade 2

Na imagem filhas de nossas leitoras lindas vestidas de Princesas da Disney na sua festa, pura fofura. Veja a festa Moana da Julia e a festa Branca de Neve da Maria Valentina.

2 – Convidar os convidados na última hora.

Muitas pessoas podem já ter planos para a data da festa caso você deixe para a última hora o convite. O ideal é que pelo menos com 30 dias de antecedência você já enviei um convite para os convidados, não necessariamente sendo o convite oficial, pode ser um convite por whatsapp, email, mensagem, telefone, etc …


Relacionadas 10 dicas de como se comportar em uma festa infantil 10 dicas de como se comportar em uma festa infantil Miami – Uma Cidade, Muitas Dicas da Patrícia! Miami – Uma Cidade, Muitas Dicas da Patrícia! Como Dimensionar a Imagem Como Dimensionar a Imagem
22 Dicas para não errar na festa dica 2
22 Dicas para não errar na festa dica 2

Convite pergaminho feito pela leitora Jeanemilly Limagama e convite lupa DPA feito pela querida leitora Diana Araujo.

3 – Convidar os convidados com muita antecedência.

Há também o outro lado da moeda, convidar as pessoas com muita antecedência pode também ser um problema. Pode haver esquecimento ou desistências pelo fato da data ser muito longa. A dica aqui é enviar um “save the date”, um pré convite informando que haverá um aniversário em breve. Sem nenhuma data confirmada, você pode enviar uns 60 dias antes do evento. Caso queira com data, pode ser entre 60 dias e 45 dias antes do evento. Ainda assim é necessário enviar o convite oficial com local e detalhes com 30 dias de antecedência.

 

4 – Tudo no último segundo!

Parece clássico fazer isto, mas ainda é um erro grave muito cometido. Deixar para pesquisar tudo na última hora. 3 meses é um prazo curto para organizar uma festa desde o início ao fim! Você pode começar com 5 meses de antecedência a definir que tipo de festa quer, qual o tipo de local e a partir daí começar os detalhes da festa. Essa época de pesquisa, você deve reunir o maior número de informações e desejos possíveis. Veja quais moldes você quer, qual tipo de painel, disposição das mesas, pesquise e anote tudo!

Publicidade

Com 4 meses você já pode começar o definir os detalhes dessas escolhas, tal como tema da festa, lista de convidados, orçamento prévio, quantidade de comida e bebida, local, etc.

Com no mínimo 2 meses já podemos começar a por a mão na massa. Já podemos contratar o local, buffet, atrações etc, caso sua festa tenha isto. Se for em casa, já pode começar a ensaiar onde cada coisa ficará e começa a confeccionar os personalizados.

Lembrando que caso sua festa seja feita em algum lugar muito requisitado, recomendamos verificar disponibilidade com mais de 6 meses de antecedência. 

Use de todos os artifícios que possa ter, tire fotos, faça tabelas, desenvolva cronogramas e com uma semana pra festa, revise tudo. Prepare as coisas no lugar de 1 a 2 dias antes da festa. Os doces e comidas podem ser feitos 1 a 3 dias antes dependendo do preparo. Os balões recomendo inflar no dia ou no dia anterior.

Nessa postagem temos um cronograma para servir de base.

5 – Presença confirmada!

Peça para seus convidados confirmarem a presença. Com base nas confirmações você pode modificar seus pedidos e/ou quantidades. Lembrando que mesmo confirmando, as pessoas tendem a não comparecer, de modo geral, sempre terá menos convidados do que a quantidade de confirmados.

22 Dicas para não errar na festa do seu filho

6- Os penetras

A como isso gera incômodos! Mas nunca será um problema. Porém, esteja sempre preparada para isto. Podemos ter desde os irmãos das crianças convidadas que esquecemos de convidar, até mesmo aqueles vários amigos e parentes dos convidados, amigos dos amigos, vizinhos, visitas dos convidados, parentes dos pais, etc… A dica é já planejar a festa para eles. Faça comida a mais, lembrancinhas a mais, e caso seja feita mesas com nomes marcados, tenha opção de mais cadeiras, ou mesas sobressalentes.

 

7 – Número de “comidas”

Um custo grande da festa é a comida, acertar a quantidade certa é um sonho de todas as mães festeiras, e sempre uma missão difícil. Podemos usar as calculadoras de festas, e sempre contar com a experiências das mães. No facebook temos um grupo de super mães festeiras que sempre nos ajudam nessas escolhas, acesse o grupo neste link. A dica aqui é sempre ter comida de sobra, mas sem esbanjar. Após anotada a quantidade exata de comida, faça/encomende um pouco a mais. Deixe que após certo momento da festa seja permitido que os convidados façam suas marmitinhas. Não inclua nessa conta as marmitinhas de doces para as crianças, vou falar dessas mais pra frente.

Nossa página no facebook, acesse. Lá você encontra o link para o grupo.

22 Dicas para não errar na festa do seu filho 2
22 Dicas para não errar na festa do seu filho 2

Mesa do doces linda e super completa da festa Mickey Marinheiro do Felipe, clique e confira!

8 – O que servir ?

No mês de preparação é muito importante já pensar no que será servido na festa, quais tipos de doces e salgados.

A maioria dos doces serão temáticos (fora os clássicos), então é importante já pensar nas cores, embalagens, arranjos, como eles serão servidos.

O que você gosta nas de comer nas festinhas? Deixe nos comentários o que você mais gosta.

No caso de festa com grande quantidade de adultos, vale a pena um buffet mais completo, com saladas, massas, carnes… dependendo até um churrasco para os adultos.

22 Dicas para não errar na festa do seu filho 3
22 Dicas para não errar na festa do seu filho 3

Na foto doces personalizados para festa Plants vs Zombies, clique aqui para ver!

9- Como servir?

Essa questão é muito importante, e pode evitar vários inconvenientes durante a festa. Se você contratar um buffet, provavelmente não terá problemas com isso, mas vale acompanhar para ter certeza. Uma dica é fazer a mesa de doces e salgados separados. Deixando sempre na ponta das mesas pratinhos e talheres. Pense na logística das pessoas se servindo, pensando no espaçamento dos pratos e como você pode repor os itens que acabaram com facilidade.

A mesa de doces tende a ser “atacada” pelas crianças durante a festa, pense em fazer uma mesa mais baixa separada para elas.

Bebidas também são recomendadas que fiquem separadas das comidas, não sendo necessariamente outra mesa, mas podem ser separado das comidas pelos guardanapos, copos, xícaras e demais. Geralmente nesse caso as pessoas precisam apoiar seus pratos de comida para usar as duas mãos para se servirem. Pense em deixar um espaço especial para isto.

Ainda se possível, tenha uma pessoa (duas, três, quatro, rsrsrs) para auxiliar no momento de maior movimento no buffet, elas podem servir pratos mais demorados (principalmente se houver churrasco para os adultos) ou bebidas.

22 dicas para não errar na festa do seu filho 4
22 dicas para não errar na festa do seu filho 4

Mesa de doces da festa Minions super heróis do Bernardo.

10 – Atenção as restrições alimentares dos convidados.

Cada vez mais as pessoas descobrem ter restrições a alimentos, seja intolerância a lactose, glúten, conservantes, acidulantes, etc…  Uma dica é colocar um sutil aviso no convite: “Caso haja alguma restrição alimentar ou dieta favor nos comunicar com antecedência.” Assim sendo avisado, podemos preparar pelo menos 1 prato para as pessoas que tenham essas restrições.

No caso de haver crianças de colo, é uma agradável surpresa que haja alimentos especiais para elas. Também é muito agradável doces sem açúcar, especialmente feito para quem tem diabetes ou dietas de zero açucar. Afinal, nossos convidados são pessoas que amamos, e esse sacrifício para agradá-los é aceitável.

22 Dicas para não errar na festa do seu filho

11 – Olha olha, olha a água!

Fiquem pasmas! Mas ainda é esquecido da água nas festas. Não por mal, mas é tanta coisa para se pensar, que este item do nosso dia-a-dia passa por despercebido. Por isso vou frisar ele em um tópico especial! Não esqueçam da água! Tenha ela gelada, em temperatura ambiente, disponível para os adultos e para as crianças.

22 dicas para nao errar na festa do seu filho 5
22 dicas para nao errar na festa do seu filho 5

Águas personalizadas lindas da festa Pequeno Príncipe do Arthur.

12- Som Ambiente

Há! Essa questão sempre passa por despercebida nas festas e se torna algo incômodo. O local de comer, conversar, de interação devem ter um som baixo/moderado, que seja possível conversar. Se a sua festa possui locais onde o som precisa ser mais, tal como baladinha, local de videogames, etc… o som pode sim ser alto, desde que não seja prejudicial à audição e não atrapalhe os demais ambientes.

 

13 – Estacionamento

Outra coisa a se prestar atenção, que na maioria das vezes passa por despercebido, mas! quando acontece algo de errado, vem a causar incômodos. Por isso vale a pena se precaver a esses acontecimentos. Verifique se o estacionamento do local comporta todos os carros, por regra pode se considerar 1 carro por convite. Em casa de festas, ou mesmo em casa, tome cuidado especial com ruas de via expressa, ruas restrição de horários, ruas com estacionamento pagos, dias de limpeza de rua, ciclofaixa e mais…

 

14 – Festa ao Ar Livre

Muita atenção nisto, como a festa é exposta ao tempo, e o tempo muda, sua festa também precisará mudar. Esteja preparada para mudar de local, seja desde uma festa que tenha algum lugar coberto junto a área aberta, ou a possibilidade de alugar tendas para o local. Outra dica é deixar avisado no convite que caso não haja bom tempo, a festa será realizada em outro local.

22 Dicas para não errar na festa do seu filho 6
22 Dicas para não errar na festa do seu filho 6

Festa Snoopy do Gabriel feita pela nossa leitora Dinah Gimenez em um parque de São Paulo.

15 – Presentes ?

A primeira e a maior dica que eu posso dar é: Não faça a festa pensando primeiro no presente! O presente é uma consequência da vivência dos convidados com você e seu filho.

22 Dicas para não errar na festa do seu filho

16 – A hora do parabéns.

Um erro que vejo as mães cometerem muito é não ter uma hora definida para o parabéns. Defina um horário, não precisa necessariamente avisar por escrito, mas prepare-se para o momento. A empolgação das crianças tende a durar poucas horas, pouco tempo após isto é um bom momento para o parabéns.

22 dicas para não errar na festa do seu filho 7
22 dicas para não errar na festa do seu filho 7

Na foto hora do parabéns da Festa George Pig do Yan.

17 – Festa e Soninho

Muitas coisas não podemos evitar nas festas, mas essa é uma das que podemos. Para quem tem filho pequeno, evite que a festa aconteça durante o horário do sono. Não force a criança ficar acordada durante a festa.

 

18 – Tudo é questão de preço, não!

O barato sai caro! Essa afirmação é muito válida nas festinhas. Escolher sempre o mais barato pode acabar lhe saindo caro! Produtos e fornecedores de má qualidade podem lhe trazer muito incomodo e dor de cabeça. Porém, o contrário não é verdadeiro, não é porque o produto ou fornecedor é o mais caro que ele necessariamente é melhor. A dica aqui é buscar referências, e sempre pedir fotos reais dos serviços realizados e produtos, pois, muitos fornecedores virtuais usam fotos de produtos que não foram feitos por eles. Peça sempre se o fornecedor realmente fez o item que lhe chamou atenção.

 

19 – O exército de um homem só.

Nunca, nunca tente fazer uma festa sozinha! Isso é loucura demais para uma pessoa só. Permita ser ajudada! Essa é a hora de convocar o seu exército completo, chama a tia, chama a vó, chama a irmã, chama o irmão, chama a sogra, chama o marido, todos que possam ajudar. Saiba delegar as atividades a cada um, desde de recortar os moldes, enrolar os docinhos, etc… no final, você estará repartindo a alegria e felicidade com eles.

 

20 – Não ter um fotógrafo

Não pense neles como um gasto da festa, e sim como um investimento para eternizar aqueles momentos. Não faça você mesma as fotos, desfrute do momento sem essa preocupação. Além de que, um bom fotógrafo estará sempre pronto para tirar as melhores fotos, nos momento certos. Se o orçamento não couber, procure colocar algum parente, amigo especialmente para esta função.

22 Dicas para não errar na festa do seu filho

22 dicas para não errar na festa do seu filho 8
22 dicas para não errar na festa do seu filho 8

Na foto Festa Tinker Bell da leitora Marina Fraqueta. Decoração por:  Era Uma Vez Ateliê de Festa. Fotografia por: Fernando e Aline Poli

21 – Lembrancinhas

É tão gostoso levar embora da festa uma lembrancinha. E aqui vamos definir que a lembrancinha é qualquer item que você possa guardar e lembrar da festa. Não necessariamente precisa de ser algo eterno, mas que não seja algo comestível que suma por inteiro. Pode ser um personalizado impresso, um tubete com bala, uma sacolinha surpresa com algo dentro, etc …

Outra dica, sempre faça a mais! Cada 10, faça 1 a mais. Se sua festa tiver variedade de idade, tente fazer lembranças diferentes para as crianças muito pequenas.

22 dicas para não errar na festa do seu filho 9
22 dicas para não errar na festa do seu filho 9

Na foto sacolinhas criativas e lindas da festa Monstrinhos do Pedro.

22 – Tudo perfeito!

Não, não vai sair tudo perfeito, e sim, vai ter alguém reclamando. Do início ao fim, sua festa será uma linda caixinha de surpresas, agradáveis e desagradáveis. Prepare-se para lidar com imprevistos, tenha flexibilidade, desapego, e resolva tudo!

Durante a festa haverá momento tensos, muita calma nessa hora. Não será possível agradar a todos. Seja equilibrada e justas nas decisões de momentos e não fique se culpando por ter sido justa com alguém. Faça para que no final das contas, você e seu filho sejam mais felizes que antes.

 

Gostou das 22 Dicas para não errar na festa do seu filho? Sim ou não, nos ajude a construir essa dicas com a suas opiniões. Comente nos comentários.


2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *