O que é Decoração Provençal? Tendências 2014 e Conceito.

Por Aline Gasda -
- - 0 Comentários - 3 min. leitura Decoração - Tendências

O que é Decoração Provençal?

Inicio meu artigo, com um pouco de história. Porque antes de saber o significado da Decoração Provençal, é necessário saber de suas origens. Bem, como todos imaginam (e o próprio nome sugere), essa decoração é originária da região de Provença, no sul da França. Como a região é riquíssima produtora de lavanda, as paisagens belas e o perfume fazem com que a região tenha um requinte único. Isso se reflete na arquitetura e nos móveis que lá são produzidos.

primeira
Foto do Site: 123rf (clique e conheça!)
Publicidade 2

Repletos de curvas e um acabamento elegante e romântico, os móveis refletem as mesmas características dos móveis da realeza do século XVI e XVII. Pois bem, agora chega de história e vamos entender a relação com as decorações de festas infantis.

segunda
Foto do Site: Decordeprovence (clique e conheça!)

 

Publicidade

 


Relacionadas Tema: Chá de Bebê Menina – Festa da Leitora Daniela Vasconcelos! Tema: Chá de Bebê Menina – Festa da Leitora Daniela Vasconcelos! Plaquinhas Divertidas para Festa Monster High! Plaquinhas Divertidas para Festa Monster High! Latinhas de Natal feitas pela leitora Fabiana Queiroz! Latinhas de Natal feitas pela leitora Fabiana Queiroz!

Como ela é aplicada nas festas infantis?

Antigamente, as mesas decoradas para festas infantis, eram forradas com crepom, isopor, bolos confeitados, cajuzinhos, brigadeiros,  balas de côco. Pois com o tempo, tudo isso foi sendo substituído. A organização hoje já faz parte da decoração. Por exemplo, pequenas bandejas decoradas com poucos cupcakes compõem e harmonizam com a decoração. Esqueça o crepom. Agora, você vê as pernas da mesa, feitas sob medida e com um acabamento impecável.

terceira
Foto do Site: Republicoftips (clique e conheça!)

 

O painel traseiro, de pano, é agora feito com bexigas. O bolo, que antes “derretia” na mesa, é feito de isopor, E.V.A ou mesmo biscui e compõem a seção de fotos. As lembrancinhas, que antes eram os tão conhecidos “saquinhos surpresa” deram lugar a uma série de doces personalizados, caprichosamente espalhados pela mesa.

quarta
Foto: Montagem e acervo pessoal de Vanessa Vieira Caetano.

 

Neste tipo de decoração, mais é menos. A forma é valorizada e até o aniversariante orna com o meio em que está inserido.

quinta
Foto do Site: 123rf (clique e conheça!)

 

Tendências para 2014

                Em 2013, a febre foi o “rosa e marrom”, passarinhos de “patchwork” para as meninas e para os meninos, o Homem Aranha e o super herói adolescente Ben 10. Pois a cada início de ano, novas tendências se apresentam, e compete a nós, ficarmos atentas às modificações do mercado. Com o aumento de brasileiros com TV a cabo, o número de temas que são tendência para o ano, quase dobram a cada seis meses. Abaixo, listamos o top 6 para meninos e meninas, para o ano de 2014.

penultimo
Foto: Montagem e acervo pessoal de Vanessa Vieira Caetano.

 

Para meninas:

                – Dora a Aventureira

                – Peppa Pig

                – Corujinhas

                – Monster High

                – Princesas

                – Minnie

ultimo
Foto: Montagem e acervo pessoal de Vanessa Vieira Caetano.

 

Para meninos:

                – Os vingadores

                – Patati e Patatá

                – Ben 10

                – Bob Esponja

                – Hora de Aventura

                – Angry Birds

Esse post foi escrito por:

Vanessa Vieira Caetano, 26 anos, empresária, é proprietária da El Sorriso Festas (www.facebook.com/elsorrisofestas). A El Sorriso é uma empresa especializada em consultoria, organização e decoração de festas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *