O que é Decoração Provençal? Tendências 2014 e Conceito.

0

O que é Decoração Provençal?

Inicio meu artigo, com um pouco de história. Porque antes de saber o significado da Decoração Provençal, é necessário saber de suas origens. Bem, como todos imaginam (e o próprio nome sugere), essa decoração é originária da região de Provença, no sul da França. Como a região é riquíssima produtora de lavanda, as paisagens belas e o perfume fazem com que a região tenha um requinte único. Isso se reflete na arquitetura e nos móveis que lá são produzidos.

primeira
Foto do Site: 123rf (clique e conheça!)

Repletos de curvas e um acabamento elegante e romântico, os móveis refletem as mesmas características dos móveis da realeza do século XVI e XVII. Pois bem, agora chega de história e vamos entender a relação com as decorações de festas infantis.

segunda
Foto do Site: Decordeprovence (clique e conheça!)

 

 

Como ela é aplicada nas festas infantis?

Antigamente, as mesas decoradas para festas infantis, eram forradas com crepom, isopor, bolos confeitados, cajuzinhos, brigadeiros,  balas de côco. Pois com o tempo, tudo isso foi sendo substituído. A organização hoje já faz parte da decoração. Por exemplo, pequenas bandejas decoradas com poucos cupcakes compõem e harmonizam com a decoração. Esqueça o crepom. Agora, você vê as pernas da mesa, feitas sob medida e com um acabamento impecável.

terceira
Foto do Site: Republicoftips (clique e conheça!)

 

O painel traseiro, de pano, é agora feito com bexigas. O bolo, que antes “derretia” na mesa, é feito de isopor, E.V.A ou mesmo biscui e compõem a seção de fotos. As lembrancinhas, que antes eram os tão conhecidos “saquinhos surpresa” deram lugar a uma série de doces personalizados, caprichosamente espalhados pela mesa.

quarta
Foto: Montagem e acervo pessoal de Vanessa Vieira Caetano.

 

Neste tipo de decoração, mais é menos. A forma é valorizada e até o aniversariante orna com o meio em que está inserido.

quinta
Foto do Site: 123rf (clique e conheça!)

 

Tendências para 2014

 Em 2013, a febre foi o “rosa e marrom”, passarinhos de “patchwork” para as meninas e para os meninos, o Homem Aranha e o super herói adolescente Ben 10. Pois a cada início de ano, novas tendências se apresentam, e compete a nós, ficarmos atentas às modificações do mercado. Com o aumento de brasileiros com TV a cabo, o número de temas que são tendência para o ano, quase dobram a cada seis meses. Abaixo, listamos o top 6 para meninos e meninas, para o ano de 2014.

penultimo
Foto: Montagem e acervo pessoal de Vanessa Vieira Caetano.

 

Para meninas:

 – Dora a Aventureira

 – Peppa Pig

 – Corujinhas

 – Monster High

 – Princesas

 – Minnie

ultimo
Foto: Montagem e acervo pessoal de Vanessa Vieira Caetano.

 

Para meninos:

 – Os vingadores

 – Patati e Patatá

 – Ben 10

 – Bob Esponja

 – Hora de Aventura

 – Angry Birds

Esse post foi escrito por:

Vanessa Vieira Caetano, 26 anos, empresária, é proprietária da El Sorriso Festas (www.facebook.com/elsorrisofestas). A El Sorriso é uma empresa especializada em consultoria, organização e decoração de festas.

Sócia fundadora, professora, apaixonada pela alegria mágica e contagiante do sorriso de uma criança.

Comente Muito! Adoro comentários!

Copyright ©‎ Fazendo a Nossa Festa.