22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena

Por Aline Gasda -
- - 0 Comentários - 10 min. leitura Brincadeiras
22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena
22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena

Para ajudar a mães nessa época que quarentena, fizemos uma lista com 22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena com as crianças e também com os adultos da sua casa. Brincadeiras para uma ou mais crianças participarem. Sabemos que durante esse período de afastamento social será difícil consolidar a vida com a tarefa de dar uma educação de qualidade para os filhos.

Então vamos apresentar 22 atividades, dentre elas atividades que podem ser feitas por crianças sozinhas, como supervisão ou sem de adultos, com participação de crianças e com adultos também.

Junto nesta postagem vamos disponibilizar um molde de cronograma de atividades para vocês fazerem.

Para as crianças é muito importante ter uma rotina, por isso esse cronograma será muito útil e é muito legal que você mostre para os pequenos o cronograma diário, explique quais atividades serão feitas em cada momento. Assim você irá evitar momentos desnecessários de ansiedade nas crianças e o seu tempo na quarentena irá passar muito mais rápido.

Pista de Obstáculo

Cadeiras, almofadas, travesseiros, poltronas, mesas, tudo pode virar uma pista de obstáculos para os pequenos. Tal como a ideia da pista de corrida, você pode delimitar o espaço da pista de obstáculos. Bônus dessa atividade, é que eles vão ficar super cansados, pronto para dormir.


Relacionadas Resoluções de Ano Novo e a Cápsula do Tempo!
Publicidade 2
Resoluções de Ano Novo e a Cápsula do Tempo!

 

Cinema em Casa

Atividade para fazer em casa cineminha
Atividade para fazer em casa cineminha

Vamos fazer o pacote completo para eles, escolha do filme, escolha das bebidas, escolha das comidas, todos se sentando no local marcado, apagando as luzes… tudo!

 

Meu Jogo da Memória

Selecione os brinquedos que os pequenos mais gostam, tire foto deles. Depois imprima duas figurinhas de cada e pronto, só brincar.

 

Caça ao Tesouro

Uma brincadeira muito divertida. Vamos esconder brinquedos ou objetos pela casa e deixar as crianças descobrirem. Para esse deixo duas dicas de atividade:
1 – Quente e Frio. A clássica, quanto mais perto do brinquedo, mas quente, quanto mais longe, mais frio. Faça uma lista do que está escondido, para que a criança junto contigo confira o que já foi encontrado e o que não foi.
2 – Dicas. Cada objeto encontrado libera uma dica para o próximo objeto. Pode usar essa dica junto com a anterior.

Publicidade

Ainda se houver mais de uma criança pela casa, pode haver uma competição de quem encontra mais, podendo ter até um placar.

 

Top Model

22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena top model
22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena top model

Vamos fazer um ensaio fotográfico divertido! Prepare os cenários e os figurinos, e vamos as fotos. Use os diversos locais da casa, recrie cena dos filmes favoritos, use os brinquedos dos pequenos para participar das fotos.

 

Desenhos e Pinturas

No blog temos vários livrinhos de colorir, imprima e deixe a diversão acontecer.
Veja aqui todos os modelos que temos.

 

Bolhas de Sabão

Duas colheres de detergente em um copo de água, e um canudo é o que você precisa. Diversão garantida, e ainda aproveita para limpar o local rsrsrs. Quem já fez vai entender… kkkkk

 

Castelo com Cartas

Uma atividade de concentração, que pode deixar os pequenos, e até os grandes entretidos por horas. Faça triângulos com as cartas e tente empilhar o máximo delas possível. Caiu? Tente novamente.

 

Sombras

Brincadeiras para fazer em casa sombras
Brincadeiras para fazer em casa sombras

Uma lanterna (até mesmo a do celular) e as luzes apagadas, e boom! A imaginação das crianças vai às alturas. Desenhe monstros, animais, objetos… crie histórias e até mesmo um teatro de fantoche com as sombras.

Reciclar!

Vamos aproveitar para estimular as crianças a reciclar? Vamos separar o lixo reciclável e incentivar as crianças a construir brinquedos com o lixo. Vamos mostrar que caixas de leites são prédios, ou tijolos, os carros! Garrafas pet podem ser foguetes, como também carros. Que embalagens podem ser vestidos fashion das bonecas! Solte a criatividade!

 

Alerta de Cor!

Esse jogo funciona próximo ao um pega pega, mas mais divertido. O pegador reúne as pessoas próximas a ele, grita então Alerta Cor e diz o nome de uma cor, exemplo, Alerta Cor Vermelho. Todos devem tocar em algo dessa cor, quem não tocar corre o risco de ser pego. Isso também vale para tipos de material. Alerta de Couro! por exemplo.

 

Cama de Gato

Brincadeiras para fazer em casa cama de gato
Brincadeiras para fazer em casa cama de gato

Uma corda, barbante, até mesmo fio dental! Posicione os móveis para criar uma cama de gato. Uma atividade divertida, que garantirá uma boa diversão e gasto de energia dos pequenos. Desafie também os grandes da casa a se contorcer pelo pista.

 

Era uma Vez

Não vamos ler uma história, vamos criar uma história! Cada criança será um personagem, e juntos vamos criar uma história épica e mágica. Adicione os brinquedos na história como personagens, e veja tudo ganhar vida. Dica! Escreva a história para ler ela num momento futuro.

Jogo de Encaixar

Vamos fazer um jogo de encaixar grande. Desenhe em um papel grande, ou vários papéis, coloque no chão e desenhe formas geométricas. Incentive a criança a posicionar os objetos certos no local correto. Dica! Use objetos do dia a dia de sua casa de acordo com a idade da criança. Use brinquedos dela e o que mais puder.

 

Teatro de Fantoches de Meia

22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena fantoches
22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena fantoches

Vamos pegar aquelas meias velhas, sem par, e dar vida a elas! Personalize as meias, e vamos criar, ou reproduzir uma história em modo de teatro de fantoches.

 

Do Fundo do Baú

Tem algum brinquedo que usou quando criança. Mostre a ela o que é, e junte com a história de como era brincar com aquilo no seu tempo. Crianças adoram descobrir coisas novas sobre seus pais e pessoas queridas.

 

Telefone sem Fio

Essa rende boas gargalhadas. Em um círculo, comece contando uma história, sussurre no ouvido da outra pessoa o mais rápido possível a história, veja o que sairá no final de uma rodada! Em poucas pessoa em casa? Mude as regras, agora cada pessoa tem que continuar um pouco da história, faça mais de uma rodada, veja o que saiu no final.

 

Telefone com Fio

22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena telefone com fio
22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena telefone com fio

Precisaremos de 2 copos sem fio, barbante ou até mesmo fio dental e dois palitos. Parece simples, mas para os pequenos será algo mágico!

 

Batata Quente Digital

22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena batata quente digital
22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena batata quente digital

Digital? Como assim? Bom, no lugar da batata usaremos um celular. O jogo consiste em programar um timer no celular, e passar o celular de mão em mão. No mão de quem ele despertar o jogo termina. Lembre de segurar o celular na mão por um tempo, para dar um drama ao jogo rsrsrs.

 

Stop!

Jogo clássico. Em um papel coloque em colunas o que precisa ser preenchido, replique esse papel para todos os jogadores. Escolha e letra e partiu jogar! Preenche as colunas com uma palavra do letra escolhida. Quem terminar primeiro grita Stop. Confira os resultados e veja quem venceu.

 

Quem sou eu?

Jogo de adivinhação, onde a criança fará perguntas tentando adivinhar quem é o personagem. Use personagem dos desenhos favorito deles, brinquedos, pessoas conhecidas. Dicas!
1 – Comece jogando entre dois adultos para que os pequenos pegarem o ritmo do jogo.
2 – Faça uma colinha com a foto dos personagens.

 

Quem sou eu 2 ?

Brincadeiras para fazer em casa quem sou eu
Brincadeiras para fazer em casa quem sou eu

Outro modo de jogar esse jogo, escreva num papel personagens, objetos e demais. Uma pessoa tira um papel, sem olhar mostra aos demais, que farão mímicas para essa pessoa adivinhar o que estava escrito no papel que ela pegou.

 

Pista de Corrida

Vamos criar uma pista de corrida? Como? Fácil! Com uma fita adesiva, faça duas linhas uma do lado da outra, delimitando a largura da pista. Faça pistas que ligue os cômodos da casa, que passe por cima da cama, sofá, paredes e onde mais sua imaginação deixar!

 

Mímica

22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena mimica
22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena mimica

Jogo de adivinhação a partir de mímicas. Para deixar o jogo mais dinâmico, escreva num papel personagem de desenhos, de filmes, até mesmo os desenhos e filmes. Coloque animais, objetos, veículos e que imaginar.

 

O Mestre Mandou

O mestre mandou pegar uma almofada. Quem não pegar uma almofada, está fora do jogo. O jogo continua com quem sobrou.

 

Piquenique

Essa é uma hora boa para isso. Comidas alternativas em uma refeição divertida. Sem espaço externo? Faça no chão da sala, será um evento super divertido. Envolva as crianças na preparação dos alimentos e escolhas.

 

Masterchef Jr.

22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena master chef
22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena master chef

Vamos colocar as crianças para cozinhar também kkk! Instrua qual prato deve ser feito, e simule o ambiente do programa. Assista com eles episódios de master chef jr para mostrar pra eles como funciona.

 

Olha aonde pisa

Faça desenhos no chão, cole fitas diferentes, faça número nas fitas, coloque objetos, e crie caminhos diferente para as crianças irem pisando. Podemos até exercitar o alfabeto, números, contas com essa brincadeira. Não esqueça de colocar um: agora o chão é de lava, e só um lugar é seguro.

 

Cabaninha

Brincadeiras para fazer em casa cabana
Brincadeiras para fazer em casa cabana

Sabe aquele lençol que não usa muito, ou aqueles lençóis? Vamos fazer uma grande cabaninha com eles. Podemos deixar ela fixa por alguns dias até, e algumas brincadeiras podem ser executados dentro dela.

 

Casinha

Colchão, almofadas, cadeiras, tudo pode ser usado para criar uma casinha para os pequenos. Dentro dessa casinha, muitas das brincadeiras podem acontecer também.

 

Castelo

Colchão, almofadas… tal como a casinha, mas vamos agora construir um castelo. Lembre que nesse castelo, as brincadeiras também podem acontecer dentro dele.

 

Massinha

22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena massinha
22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena massinha

Tá, mas eu não vou sair pra comprar massinha agora! Sem problemas, no blog ensinamos como fazer massinha em casa. Veja nessa postagem.

 

Molde de cronograma de atividades

Como explicamos no início da postagem é essencial manter uma rotina em casa, ajuda as crianças a lidarem bem com a quarentena e evita momentos de ansiedade, além de que, com seus dias programados com atividades divertidas, o tempo irá passar mais rápido e vocês vão vivenciar momentos incríveis em família.

Fizemos 4 modelos de cronograma de atividades, nas cores, preto e branco, rosa, azul e rosa e azul.

 

Como Salvar:

Atenção! Porque salvar a imagem em alta resolução, é necessário clicar na sua miniatura.

Então, espere abrir e depois clique com o botão direito do mouse em cima da imagem, selecione a opção “salvar como”.

Entretanto, no celular clique na imagem, espere abrir, depois mantenha o dedo em cima da imagem até que apareça a opção “salvar imagem”

No Safari do Iphone é necessário clicar um vez, e clicar novamente e segurar. Depois arraste a imagem para cima e clique em salvar imagem.

 

Publicidade

 

Gostou das 22 Atividades para Fazer em Casa na Quarentena? Compartilhe com os amigos!

 

Quer acompanhar as melhores novidades e inspirações para festas? Então siga-nos nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *